Sobre Comparações Globais de Salário

Sobre Comparações Globais de Salário - Paridade do Poder de Compra, Salário Big Mac, Correção PPC.

As Comparações Globais de Salários são baseadas no que recebem diferentes grupos ocupacionais de países do mundo todo. A maioria destes países tem as próprias moedas. O Wage Indicator apresenta esses valores nos verificadores salariais nos sites dos respectivos países na moeda do país. Na zona do euro, esses verificadores salariais são apresentados em euros.

Paridade do Poder de Compra

Para poder comparar salários entre países, é preciso se perguntar qual é o valor do salário. Você pode, por exemplo, expressar esse valor em relação ao preço para aquisição de uma cesta de bens e produtos de consumo diário: isto é o que o seu salário pode comprar. Seu dinheiro pode valer mais ou menos em diferentes países. Isso porque o preço de um produto varia de acordo com o país. O poder de compra do seu salário, portanto, muda de país para país. Para uma comparação internacional realista do poder de compra, é necessário realizar um cálculo. Isso é o que Wage Indicator faz. Para que a comparação internacional faça sentido, é usado o PPC, sigla de Paridade do Poder Compra. Os valores obtidos por meio da paridade do poder de compra podem ser comparados de forma realista além das fronteiras.

Cada país tem a própria moeda e as próprias relações entre a renda e os preços. Para uma visão real do poder de compra de uma moeda, como, por exemplo, comparada com o dólar, é preciso deixar as cotações diárias de fora. Elas distorcem a visão. Pegue um país X. Aqui você provavelmente – se convertesse preços locais em relação à cotação do dia – compraria por uma refeição digna por 2 dólares. Nesse mesmo dia, os 2 dólares em Nova Iorque não comprariam sequer uma xícara de café. Existe uma diferença muito grande entre os preços em X e em Nova Iorque. É por isso que você seria capaz de viver com 500 dólares por mês no país X, enquanto sobreviveria apenas alguns dias em Nova Iorque com este valor. Mesmo que só a base de cachorros-quentes, donuts e cafés! Então, para sobreviver em Nova Iorque, você precisa de uma renda muito maior do que os 500 dólares por mês, que permitiriam que você sobrevivesse no país X.

Correção PPC

A correção PPC elimina esta distorção da equação. Ela relaciona o poder de compra das moedas – e, portanto, da renda paga na moeda local – e os níveis de preços nacionais. O valor PPC é calculado com base em uma ampla gama de bens de consumo. A PPC relaciona a moeda com o valor dos produtos e serviços que ela pode comprar em determinado país – e não no exterior.

As taxas PPC usadas pelo Wage Indicator são estimativas do FMI. Elas são atualizadas regularmente. O Wage Indicator aplica as correções PPC em todos os países da zona do euro. Embora todos os países da zona do euro usem a mesma moeda, as relações entre a renda e o preço diferem entre si. Isso faz com que a correção PPC seja necessária para que os resultados de comparações internacionais entre esses países sejam significativas, isto é, baseadas no poder de compra em cada país.

Salário Big Mac

O salário Big Mac expressa uma alternativa mais “digestiva” de comparar o poder de compra. A lista do poder de compra do Big Mac é publicada anualmente pela revista The Economist. Ela é baseada no preço do hambúrguer Big Mac na rede de restaurantes, anunciado como de tamanho e sabor exatamente iguais, ou seja, o mesmo em todo o mundo – no entanto com preços diferentes em cada país. Note que os valores não refletem necessariamente os preços de um restaurante em particular em certo país. Também não significa que o Wage Indicator encoraja os visitantes do site a comer Big Macs. Os preços do Big Mac usados nas estatísticas Wage Indicator foram coletados em janeiro de 2012.

 

 

Loading...