30% da renda do Brasil está nas mãos de 1% dos mais ricos, a maior concentração no mundo

18 de nov. de 2019 - Segundo Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, que tem como um dos coordenadores o economista francês Thomas Piketty, aponta que quase 30% da renda do Brasil está nas mãos de apenas 1% dos habitantes, sendo a maior concentração do tipo no mundo

Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, coordenada, entre outros, pelo economista francês Thomas Piketty, aponta que quase 30% da renda do Brasil está nas mãos de apenas 1% dos habitantes do país, sendo a maior concentração do tipo no mundo.

De acordo com reportagem publicada no El País, os dados sobre o Brasil se restringem ao período de 2001 a 2015, e mostram que os milionários brasileiros ficaram à frente dos milionários do Oriente Médio, que aparecem com 26,3% da renda da região. 

Os dados mostram o Oriente Médio com 61% da renda nas mãos de seus 10% mais ricos, seguido por Brasil e Índia, ambos com 55%, e a África Subsaariana, com 54%.

A região em que os 10% mais ricos detêm menor fatia da riqueza é a Europa, com 37%, considerado pelos pesquisadores como exemplo a ser seguido no combate à desigualdade, já que a evolução das disparidades na região foi a menor entre as medidas desde 1980.

Participe da nossa pesquisa salarial

Loading...