Fofoca em ambiente de trabalho tem benefícios

Pesquisadores de Boston e de Chicago, nos Estados Unidos, afirmam que a fofoca em ambiente de trabalho pode promover a união entre os funcionários e auxiliar na produtividade do profissional.

Pesquisadores de Boston e de Chicago, nos Estados Unidos, afirmam que a fofoca em ambiente de trabalho pode promover a união entre os funcionários e auxiliar na produtividade do profissional.

 

Jack Levin, que estuda o tema na Universidade de Boston, declarou ao Chicago Tribune que o boato nem sempre aborda informações destrutivas.

 

As pessoas falam de promoção, gravidez e outros assuntos positivos tanto quanto falam sobre os erros de seus colegas de trabalho.

 

Levin também disse que a fofoca cria alianças que mantém os funcionários mais próximos uns dos outros e que fornece a chave da informação para o êxito.

Ron Burt, professor da Universidade de Chicago, afirma que a fofoca também encoraja os preguiçosos a encontrarem o ritmo ideal de trabalho.

 

Se os rumores indicam falta de dedicação de um profissional ou sua baixa produtividade, ele começa a fazer horas extras para provar o contrário.

 

“Ninguém quer estar no fim da lista”, afirmou Burt. “Se isso significar trabalhar mais horas ou nos finais de semana, então sua reputação reflete isso, o que é feito para se adequar a determinada estrutura social”.

 

Matéria publicada no Chicago Tribune, em 11 de julho de 2006

 

Responda ao nosso questionário sobre salário e condições de trabalho.

Loading...